Caros leitores e leitoras.

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Memória da Imprensa: Arquivo Público resgata história do jornalismo no Brasil

Do Comunique-se

O Arquivo Público do Estado de São Paulo lançou o site temático "Memória da Imprensa", que reconstitui momentos importantes da história da imprensa doBrasil. O espaço disponibiliza uma seleção de periódicos datados entre 1854e 1981. Ao todo, são 14 títulos de jornais e revistas de época.
"Os pesquisadores poderão acessar desde publicações que marcaram época, comoa revista A Cigarra (1914-1975) e o jornal Última Hora (1951-1971), até títulos menos conhecidos, como o jornal sindical Notícias Gráficas(1945-1964) e o anarquista La Barricata (1912-1913)", diz Carlos de Almeida Prado Bacellar, coordenador da instituição.
O site oferece micro coleções de documentos, inseridas numa narrativa quesituam os periódicos no contexto histórico. O material disponibilizadooferece as diferentes visões da imprensa sobre momentos da história do país."Jornais e revistas complementam e dialogam com a documentação oficialpreservada pelo Arquivo, inclusive precisando data e sequência dosacontecimentos históricos", explica o diretor do Departamento de Preservaçãoe Difusão do Acervo do Arquivo Público do Estado, Lauro Ávila Pereira.
O layout do site foi inspirado na diagramação de um jornal. As coleções maisconsultadas pelo público ganham destaque e compõem as "manchetes" do portal.
O site será atualizado periodicamente, com a inclusão de mais títulos eoutros exemplares dos periódicos atualmente disponíveis.

2 comentários:

Unknown disse...

Interesante y novedosa iniciativa de narrar, presentar, vía la web, momento de la historia de Brasil, reproducidos en los diarios de épocas pasadas.

Chico Sant'Anna disse...

Bien venida Magdalena. LOs hermanos y hermanas siguen acompagnando nuestro blog.