Caros leitores e leitoras.

domingo, 28 de fevereiro de 2010

Animação: TV Brasil escolhe nesta segunda vencedores do AnimaTV

A última etapa do processo seletivo do programa AnimaTV acontece nesta segunda-feira (1°) em São Paulo. Serão escolhidos dois dos dezessete pilotos produzidos na primeira etapa para a produção de duas séries completas com 13 episódios de 12 minutos de duração. O anúncio dos vencedores do programa ocorrerá no dia 5 de março, às 10h, no Cine SESC.

O AnimaTV é o primeiro programa de Fomento à Produção e Teledifusão de Séries de Animação Brasileira. É uma realização da Secretaria do Audiovisual e da Secretaria de Políticas Culturais do Ministério da Cultura, Empresa Brasil de Comunicação – TV Brasil, Fundação Padre Anchieta – TV Cultura, Associação Brasileira das Emissoras Públicas Educativas e Culturais – ABEPEC, com o apoio da Associação Brasileira de Cinema de Animação – ABCA.

O concurso contemplou 17 trabalhos na primeira fase em 2009 com a assinatura de um contrato de coprodução de projeto completo de série de animação e episódio-piloto no valor de R$ 110 mil. Um dos critérios adotados para a escolha dos programas foi a votação do público durante a exibição dos pilotos na programação da TV Brasil e da TV Cultura, na última semana de janeiro. Além disso, foi feita pesquisa com 164 crianças e adolescentes sobre o impacto e interesse despertado, entendimento com relação à narrativa proposta e também sobre a adequação da faixa etária.

A comissão julgadora é composta de representantes da TV Brasil, do Ministério da Cultura e da ABCA (Associação Brasileira de Cinema de Animação). Ela selecionará dois trabalhos para a assinatura de um novo contrato no valor de R$ 950 mil, que prevê a produção de mais 12 episódios.

A ideia é estimular o desenvolvimento da indústria brasileira de animação a partir da sistematização de ações que visam à geração de projetos em diversos pontos do País. Inclui a realização de ações regionais de capacitação, articulação de um circuito nacional, dinamização da produção entre estúdios, além da inserção da animação brasileira no exterior.

Com 11 minutos de duração cada, as animações escolhidas são: A Princesa do Coração Gelado, Abílio e Traquitana, As desventuras de Zica, Bolota & Chumbrega, Carrapatos e Catapultas, Hiperion, Historietas Assombradas, Arara Rara, Miúda e o Guarda-Chuva, Nave Sub-D, Piratas VS. Ninjas VS. Robôs VS. Caubóis, Platz na Cidade, Scratch, Tromba Trem, Vai dar Samba, Vivi Viravento e Wilbor. Esses 17 projetos foram selecionados de um total de 257 trabalhos, inscritos em 17 estados.

Nenhum comentário: