Caros leitores e leitoras.

terça-feira, 5 de janeiro de 2010

Google quer administrar frequências de rádio nos EUA para usá-las em internet sem fio

Do Portal IMPRENSA, em 05/01/2010

O Google pediu permissão à Comissão Federal de Comunicações dos Estados Unidos (FCC, na sigla em inglês) para administrar as frequências de rádio ociosas no país, possibilitando o acesso a banda larga de internet sem fio através dessas frequências.
Como as faixas, conhecidas como "espaços brancos", são próximas às da TV, seria necessário um banco de dados para assegurar que os dispositivos não causariam interferência em frequências vizinhas.
Em novembro de 2008, o FCC aprovou a operação de aparelhos com potência de até 100 miliwatts nos espaços brancos ou de até 40 miliwatts em espectros adjacentes aos das estações de TV.
Essas frequências ociosas seriam um modo mais barato de oferecer serviços de banda larga em áreas rurais, que não contam com os benefícios da expansão das fibras ópticas. Segundo o IDG News, a iniciativa do Google causou espanto, pois em fevereiro de 2009 a comoanhia declarou que não pretendia ser um administrador desse recurso.
"O que propomos é a construção de um banco de dados que seja publicamente acessível e aberto para consulta, para que qualquer indivíduo possa examinar seus dados", declarou o conselheiro do Google para mídia e telecomunicações, Richard Whitt.
Um dispositivo pesquisaria o banco de dados e receberia informações sobre os canais disponíveis e o nível de potência permitido na área. Os operadores de banco de dados receberiam informação atualizada, com periodicidade diária.

Nenhum comentário: