Caros leitores e leitoras.

domingo, 10 de janeiro de 2010

Diversidade: Canadá tem emissora de TV para diversidade étnica

Mitho Makosi Kesikansi-Ke Khu We Meyo Ooske-Uskwinisse, Quviasuvvisiutsiarit ammalu Qitinngumarik.

Não, o blogueiro não está dopado, nem se trata de virus. A mensagem significa Feliz Natal e Próspero Ano Novo em inuktitut, uma das 20 línguas utilizadas para difundir a programação da emissora de TV canadense APTN, que tem por objetivo se multilinguista e multi cultural.
O canal é destinado aos povos nativos e a sigla significa, em inglês, Aboriginal Peoples Television Network. Ela existe há 10 anos, período em que buscou dar espaço, dar a palavra a 633 comunidades ameríndias do Canada. O canal transmite regularmente em 20 idiomas. Do Inuktitut, passando pelo Mohawk, Déné, Innu, Gwichin ou o Miqma'aq e, é claro, o inglês e o francês, idiomas oficiais do Canadá. Desta maneira todos podem se compreender e compreender o vizinho.
O projeto da emissora, segundo seu diretor geral, Jean LaRose, de origem Abénakis do Québec, visa dar conhecimento da diversidade dos povos, celebrar a diversidade cultural, inspirar as crianças do Canadá e homenagear a sabedoria dos mais velhos.
O Canadá reúne 1,2 milhão de pessoas consideradas povos originários, que falam 52 idiomas.
Eles possuem uma representação política denominada Assembléia das Primeiras Nações e é esta assembléia que mantém a emissora desde 1999. A emissora é alvo de críticas, principalmente da sociedade "civilizada" que a consideraç de uma má experiência de transformação social.
Com um orçamento de 42 milhões de dólares canadenses, em 2009, e sem contar com subvenção governamental,o canal é aberto e também distribuídio gratuitamente pelos operadores da cabodifusão graças a uma decisão do CRTC - Conseil de la radiodiffusion et des télécommunications canadiennes.
Os operadores de cabo discordam da decisão e, de certa forma, segundo informou Jean LaRose ao jornal Le Monde, sabotam a iniciativa, alterando sem prévio anúncio o canal em que estará disponível a APTN, ou inserindo-a num canal distante dos canais mais vistos, com o objetivo de que ela não conquiste audiência. Mesmo assim, aemissora estima possuir dois milhões de telespecatdores regulares,
A emissora possui três cabeças de rede, uma na região Leste, da Terrombia Britânica, e outra para toda a região Norte. Conta ainda com um canal de alta definição para todo o Canadá. cada cabeça de rede elabora uma programação específica para à população para a qual vai transmitir.
A matriz fica em Winnipeg, mas há redações e studios em dez cidades canadenses. 140 profissionais trabalham na emissora e 75% deles são membros dos povos origiários e a direção é totalmente composta por ameríndios.

Para mais detalhes, em francês, clique aqui. Para conhece o portal da emissora, clique aqui

Nenhum comentário: