Caros leitores e leitoras.

segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

Pesquisa: Banda larga no Brasil – por que ainda não decolamos?

A Revista Radar do Ipea traz um artigo sobre os impactos da internet banda larga no Brasil.
Rodrigo Abdala Filgueiras de Sousa, João Maria de Oliveira, Luis Claudio Kubota e Márcio Wohlers de Almeida analisam por que o País ainda não decolou neste cenário.
Os autores traçam cenários para o mercado de acesso à internet, com base em pesquisas que apontam o preço como o principal entrave para o acesso à rede em lares com computador. Segundo o artigo, o brasileiro paga, relativamente, pelo menos 7,2 vezes mais que o americano e o japonês pela internet, e a velocidade é inferior.
Os cenários projetam os efeitos da redução de preços pelo serviço no número de acessos e no faturamento das empresas e sugere que o mercado de banda larga seja usado como estratégia de desenvolvimento em áreas atualmente relegadas, como a produção de equipamentos para a última milha e a produção de conteúdo e serviços para uma população incluída digitalmente. Qual seria o impacto econômico e social de termos, em nosso país, acesso universal à internet com alta velocidade e qualidade compatível com a utilização de streaming?
Qual seria o impacto de tal acesso no processo de inclusão social ora em curso no Brasil?
O texto, que se estende além dos aspectos estritos da tecnologia de telecomunicações, visa ampliar o debate, ao tecer cenários e hipóteses sobre o mercado de acesso à internet em banda larga.

Para ler o artigo, clique aqui

Nenhum comentário: