Caros leitores e leitoras.

sábado, 14 de novembro de 2009

Relator da ONU pede para a SIP evitar enfoque ideológico sobre liberdade de expressão

Por Ingrid Bachmann, do Blog de notícias, Jornalismo nas Américas

Cada país deve analisar por si mesmo qual é seu recorde em liberdade de expressão. A Sociedade Interamericana de Imprensa (SIP, por suas sigla em espanhol), por sua vez, tem que evitar o enfoque ideológico em suas análises sobre os meios de comunicação no continente. É o que disse Frank La Rue, relator das Nações Unidas para liberdade de expressão, em entrevista ao El Comercio.

O relator, em visita a Quito, no Equador, também discordou das críticas da SIP à nova lei de imprensa da Argentina, à qual qualificou de “a mais avançada” da América Latina, acrescenta a Associated Press. Ele destacou, ainda, a criação de inúmeras leis na região, que causaram a “reação de grupos monopolistas”. “Acredito que as novas leis estão sacudindo essa estrutura injusta, porque eu creio sim que a liberdade de expressão deve ser equitativa e para todos os setores”, declarou La Rue.

Enquanto a SIP denunciou uma “arquitetura legal” contra os meios de comunicação em vários países, La Rue ressaltou que faz falta “uma reforma judicial em todo o continente”, acrescenta a EFE. O relator da ONU ofereceu seus serviços e assessoria técnica na redação de uma nova lei de comunicação que se discute no Equador.

Nenhum comentário: