Caros leitores e leitoras.

quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Câmara lança página oficial no Twitter

Número de deputados com microblogs mais do que dobrou,de 74 em julho para 179 em outubro

A Câmara dos Deputados lança nesta quinta-feira (8) página oficial no Twitter. O endereço da instituição na rede social e serviço de microblogs é http://twitter.com/CamaraDeputados. Os internautas poderão acompanhar informações sobre votações, eventos, editais e programas institucionais.

Quem se cadastrar ainda poderá receber atualizações em tempo real das principais notícias do dia, acessando a página ou mesmo por meio de RSS ou SMS. O serviço é grátis na internet, mas usando SMS pode ocorrer cobrança da operadora telefônica.

Deputados no Twitter
Segundo levantamento da Secretaria de Comunicação Social, atualmente 179 dos 513 deputados têm páginas ativas no Twitter, o equivalente a 35%. O número mais do que dobrou em relação ao primeiro levantamento, realizado em julho, quando 74 parlamentares (14,4%) mantinham microblogs. Trata-se de um aumento de 142%, estimulado pela aprovação das regras para campanha na Internet, o sucesso da ferramenta na divulgação parlamentar e a proximidade das eleições.

Para acessar a relação dos deputados com Twitter e tabelas com números das bancadas e estados, clique aqui.

Bancadas e regiões
Os partidos mais conectados no Twitter são o PT, com 37 deputados ou 47% da bancada, e o DEM, com 31 parlamentares ou 54%. Em seguida vêm o PSDB (23), o PMDB (18), o PP (13) e o PSB (12).

Entre as regiões, estão mais conectados os deputados do Centro-Oeste (44%) e Sul (40,3%). Proporcionalmente, a bancada mais conectada é a do Rio Grande do Norte, com 6 dos 8 deputados ligados no Twitter. Em números absolutos, São Paulo é o estado com mais deputados no microblog: 33.

Notícias
O levantamento considera apenas Twitters oficiais que estão ativos e têm atualização constante. Todos eles estão ligados no Twitter institucional @CamaraDeputados

O internauta ainda pode seguir no Twitter notícias sobre a Câmara dos Deputados nas páginas @AgenciaCamara, @tvcamara e @RadioCamara

Nenhum comentário: