Caros leitores e leitoras.

sábado, 15 de agosto de 2009

UFBA lança curso de Curso de Comunicação Política e Políticas da Comunicação

O Núcleo Omi-Dùdú e o Grupo de Pesquisa Permanecer Milton Santos/UFBA oferecem curso de formação para lideranças sociais e do movimento negro de setembro a novembro de 2009.
O objetivo do curso é colaborar para a formação e capacitação de lideranças dos movimentos sociais, incluído o Movimento Negro, no que tange às especificidades da Comunicação Política e das Políticas de Comunicação em vigor no Brasil e no mundo, em um momento em que a sociedade brasileira – preparando-se para mais uma campanha eleitoral em 2010 – passa por transformações políticas que devem resultar em maior diversidade e pluralismo democrático.
O foco do curso são a Comunicação e a Política, assim como a relação intrínseca dessas duas esferas científicas.
É inegável o papel que a Comunicação, como ciência social aplicada, exerce nas atuais relações entre as pessoas e os grupos organizados, ou não, nas sociedades modernas. Parte da vida cotidiana dos seres humanos, a Comunicação é não apenas linguagem, mas instrumento e ferramenta de poder.
Nesse sentido, os conteúdos programáticos terão como recorte a construção da imagem dos movimentos sociais pela Análise da imagem do negro nos meios de comunicação brasileiro.
Espera-se, portanto, criar possibilidades de produção de um discurso contra-hegemônico pelos movimentos sociais no enfrentamento das políticas de Comunicação vigentes. Para tanto, serão estudados veículos de comunicação alternativos: jornais, rádios, vídeo, cinema, TV e Internet, bem como, estudo da comunicação como campo de poder. Nada mais oportuno para o fortalecimento da consciência crítica dos agentes incumbidos na construção de uma sociedade mais democrática que proporcionar-lhes o acesso ao conhecimento científico.
O curso de formação Comunicação Política e Políticas da Comunicação visa suprir uma lacuna. Os produtos finais do curso de capacitação e formação serão um jornal mural e um programa de rádio, frutos do módulo de práticas de Comunicação.

Serviço:

Responsável: Jornalista e Prof. Dr. Fernando Conceição.
Número de vagas: 40 (quarenta).
GRÁTIS
50 horas/aulas: de 1º de setembro a 19 de novembro de 2009.
04 horas semanais: Terças-feiras e Quintas-feiras, das 18h30 às 20h30.
Inscrições de 11 a 19 de agosto de 2009, das 09h às 17h, na sede do Omi-DuDu: Rua Monte Conselho N. 121, Rio Vermelho, próximo a 7ª Delegacia de Polícia.

Candidatos devem preferencialmente ter concluído ou estar no último ano do ensino médio. Publico alvo:
Agentes sociais, incluindo aí o Movimento Negro, lideranças sociais, desde jovens envolvidos com movimentos culturais e outros que atuam em associações de bairros, de mulheres, sindicais, estudantis, e de combate aos preconceitos raciais, de gênero e de classe.
Mais informações:
- Paula Roberta - (71) 3334-5982 e 3334-2948 E-mail: paulaomidudu@yahoo.com
- Dj Branco – (71) 91510631 E-mail: cmahiphop007@gmail.com

ou no sítio

Nenhum comentário: