Caros leitores e leitoras.

sábado, 15 de agosto de 2009

Senado Federal: mudanças na Comunicação Social

Por Leandro Colon, de O Estado de S. Paulo, em 11/08/2009

Sarney intervém na comunicação do Senado
Irritado com atuação da TV e da rádio da Casa, ele escala braço direito para comandar área

Incomodado com as transmissões da TV Senado, o presidente José Sarney(PMDB-AP) decidiu nomear seu assessor e braço direito Fernando CésarMesquita para dirigir a Comunicação Social da Casa. A decisão ocorre12 dias após Fernando Sarney, filho do senador, conseguir uma liminarna Justiça para proibir o Estado de divulgar gravações feitas pelaPolícia Federal com autorização judicial numa investigação contra ele.
A iniciativa de Sarney faz parte da estratégia para controlar aburocracia administrativa do Senado e ter o apoio da maioria dosservidores em meio ao desgaste político com senadores.Ontem, o Estado revelou que o senador manteve as gratificaçõesincorporadas aos salários de funcionários por meio de atos secretos.
Agora, Sarney tenta evitar que facções de servidores contrárias a seumandato na presidência tenham espaço na estrutura de comunicação daCasa.
Nas últimas duas semanas, Sarney reclamou com assessores da atuação da TV e da Rádio Senado. Na avaliação dele, as transmissões davam mais espaço às denúncias contra ele e brigas em plenário do que às medidas administrativas anunciadas para conter a crise.
Um primeiro movimento de reação começou na quinta-feira da semanapassada. A TV Senado chegou a interromper, por alguns segundos, atransmissão do bate-boca entre Tasso Jereissati (PSDB-CE) e Renan Calheiros (PMDB-AL). No lugar, botou um programa sobre saúde mental.
Mesquita foi avisado do novo cargo na segunda-feira. O setor decomunicação cuida também do Jornal do Senado, do site e da relaçãoinstitucional com a imprensa.Assessor parlamentar da presidência do Senado, ele substituirá Ana Lúcia Novelli, servidora de carreira, que estava no cargo desde 30 de abril.
Mesquita trabalha com o senador há 25 anos. No governo Sarney, foi presidente do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama) e governou o arquipélago de Fernando de Noronha, quando ainda era um território. Atua no Senado também como articulador político. Em conversas reservadas, é uma das poucas pessoas que referem-se a Sarney como"Zé". Mesquita já foi diretor de Comunicação do Senado na primeira gestão de Sarney.
Ontem, ele negou que sua nomeação seja uma intervenção de Sarney nas transmissões da TV e da Rádio Senado. Mas adotou o discurso de que, apartir de agora, haverá "isenção". "Os critérios básicos são deisenção, lisura, total transparência, sem privilégios a quem quer queseja", afirmou. "Agora, o que quero é que seja cumprido exatamente oque foi programado desde o começo: se um senador tem um espaço, osenador contrário tem de ter o mesmo espaço", ressaltou.
O líder do PSDB, Arthur Virgílio (AM), interpelou Sarney em plenário sobre o assunto. O presidente alegou ter trocado a diretoria de comunicação em razão da reforma administrativa que será efetuada após o estudo da Fundação Getúlio Vargas. Segundo Sarney, seu assessor é "o melhor homem que podia comandar essa reforma neste momento demodificações tecnológicas". O senador negou insatisfação com o trabalho jornalístico dos órgãos do Senado. É a segunda vez que Sarney troca de diretor da área desde que assumiua presidência do Senado, em fevereiro. Elga Teixeira Lopes perdeu ocargo de diretora de comunicação após a revelação de que fez campanhas eleitorais - inclusive para a família Sarney - sem pedir licença doSenado.

Nenhum comentário: