Caros leitores e leitoras.

quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Convênio facilitará parcerias de cooperação entre EBC e mídias estrangeiras

Por Pedro Peduzzi , da Agencia Brasil, em 17/08/2009

A presidente da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Tereza Cruvinel, assinou convênio com a Agência Brasileira de Cooperação, vinculada ao Ministério das Relações Exteriores, visando a aperfeiçoar e formalizar parcerias para implementação de projetos de cooperação técnica e tecnológica na área de comunicação com países em desenvolvimento.
"Esse acordo tornará mais efetiva a relação com a mídia pública de outros países, principalmente da África e com Portugal", disse a presidente da EBC.
Segundo ela, com o convênio, será possível evitar a continuidade de algumas dificuldades operacionais que existem na EBC desde os tempos de Radiobrás. "Em nosso enquadramento não existem, por exemplo, previsão de diárias para estrangeiros. E isso acabava dificultando a implementação de acordos prevendo troca de conteúdos e coproduções", completou.
Para o secretário-geral do Ministério das Relações Exteriores, Samuel Pinheiro Guimarães, o acordo será de grande valia para divulgar não só a realidade do Brasil, mas também a de outros países. "Certamente favorecerá nossa relação, tanto com os países vizinhos quanto com os países africanos. Até porque se buscará dar um tratamento diferenciado da forma estereotipada como esses países costumam ser apresentados por outras emissoras", disse o secretário. "Ainda existe uma certa ignorância sobre o potencial dessas áreas", acrescentou Tereza.
Guimarães ressaltou que o acordo será de grande valia para o governo, ajudando-o sobretudo no esforço para enfrentar desafios internacionais ligados a acordos multilaterais, ao direito internacional, ao Fundo Monetário Internacional e às negociações comerciais.
"Na política externa, tem o que acontece e o que é divulgado. Em geral, a mídia não mostra tudo e acaba prevalecendo a versão, ao invés do fato. Abre-se, com esse convênio, a possibilidade de estabelecermos propostas de cooperação muito positivas com esses países. Existem 52 estados africanos. Isso representa 52 votos em conselhos internacionais, que podem ser decisivos inclusive para ajudar a política econômica brasileira", argumentou o secretário, que ressaltou ainda a possibilidade de o Brasil ajudar outros países a terem sistemas de comunicação mais eficientes.
De acordo com Tereza Cruvinel, o principal interesse dos países vizinhos e dos africanos é a capacitação do jornalismo e das TVs, por meio de treinamentos e tecnologias. Ela informou que estão sendo organizadas iniciativas como a realização de um seminário de mídias públicas da América Latina, previsto para novembro. Mas o alcance pode ir ainda mais além: "Há a possibilidade de colaborarmos para o fortalecimento da língua portuguesa no Timor Leste."

Nova África

A diretora de Jornalismo da EBC, Helena Chagas, aproveitou a oportunidade para anunciar que a TV Brasil estreará, no dia 25 de setembro, o programa Nova África. "Os dois primeiros programas serão sobre Moçambique, por onde passaram as grandes navegações. Na sequência, Namíbia e Botsuana. O espírito dessa série será o de mostrar a África para os brasileiros", disse Helena.

Nenhum comentário: