Caros leitores e leitoras.

quarta-feira, 24 de junho de 2009

Marcha contra o racismo da mídia

Ato contra a intolerância da imprensa brasileira às questões que envolvem gênero e etnia nesta sexta-feira (26), em DF

Fonte: CUT-DF

A CUT-DF e as entidades do Movimento Social Negro convocam o conjunto da classe trabalhadora a participar de manifestação contra a intolerância da imprensa brasileira às questões que envolvem gênero e etnia. O ato será no dia 26 de junho, sexta-feira, às 9h, com
concentração no Colégio Sagrado Coração de Maria (SCRN 702/702 Norte - W3 Norte).

A grande mídia, em geral, tem se posicionado contra políticas afirmativas como as cotas raciais no ensino e no serviço público, o tratamento dado ao Estatuto da Igualdade Racial em discussão no Congresso Nacional desde 2006, o decreto 4.887 que regulariza as terras quilombolas e da lei 10.639, que torna obrigatório o ensino de história e cultura africanas e das populações negras brasileiras nas escolas de todo o país.

A mesma mídia que não tem interesse em pautar as questões do movimento negro, fez um grande lobby para derrubar recentemente a obrigatoriedade do diploma de jornalismo no STF, com o objetivo de precarizar salários e o mercado de trabalho destes profissionais.

Um comentário:

Sandra disse...

Apesar de fazer parte de uma comissão anti-racista de entidade sindical de jornalistas, é dolorosa a falta de interesse das mesmas e da categoria para este tema.
Há um verdadeiro consenso na editorialização do conteúdo jornalístico dos grandes veículos de comunicação contra políticas públicas de combate às desigualdades raciais.
Da mesma forma que a rede bancária e instituições como a Petrobras foram questionadas pelo MP pela inexistência de representatividade étnico-racial em toda sua estrutura hierarquica, parece que o mesmo terá de ser feito com os veículos de comunicação, enquanto o tema não é agendado com seriedade e respeito aos cidadãos brasileiros.