Caros leitores e leitoras.

sexta-feira, 19 de junho de 2009

Diploma: Choro do leite derramado

Parece que ninguém acreditava que o STF viesse a derrubar a exigência de formação acadêmica . Os caras pintadas, temos ai por baixo uns 150 mil alunos de jornalismo espalhados pelo país (estimo isso, considerando a existência de 400 cursos de Jornalismo no Brasil, cada um com pelo menos 100 alunos por ano - metade no noturno e metade no diurno) não se mobilizaram. Os prórprios empresários do ensino privado de Comunicação também não perceberam que a galinha dos ovos de outo estava a perigo. Os profissionais já estabelecidos no mercado (são segundo estimativas da Fenaj 80 mil pessoas) também não se sensibilizaram previamente. Talvez por acreditarem que estão numa situação "inmexível".
Resultado: agora que a vaca foi pro brejo, há iniciativas em diversos pontos para uma grande mobilização nacional.

A meu ver só há uma saída neste momento: uma mobilização por uma emenda constitucional especifica. Uma lei ordinária, qualquer que seja ela, será igualmente considerada inconstitucional. Dificilmente (se é que existe condições de isso ocorrer), o STF irá rever esta posição.

De qualquer maneira, divulgo abaixo as previsões de realizações de protestos de estudantes e jornalistas na Capital e Interior contra a decisão do STF



Diretórios acadêmicos de várias faculdades de Jornalismo e Regionais do Sindicato estão convocando estudantes e jornalistas para uma manifestação de protesto na Capital e no Interior contra a decisão do STF, que extinguiu a obrigatoriedade do diploma universitário para exercício da profissão.
Neste sábado (20/6), às 9h, em Votuporanga, também haverá protesto – todos vestidos de luto, com nariz de palhaço e diploma na mão, contra a decisão do STF contra o jornalismo brasileiro - na Praça São Bento.

Na segunda-feira (22/6), às 10h, será na Capital, em frente ao Metrô Consolação (Av. Paulista, altura do nº 2163). Os organizadores sugerem vestir preto, trazer nariz de palhaço e uma colher de pau.
Em Sorocaba, estudantes e jornalistas formados marcaram assembléia para terça-feira (23/06), às 19h30, na Regional do Sindicato, Rua Cesário Mota, 482 – Centro Sorocaba. Mais informações pelo tel.: (15) 3342-8678

Um comentário:

Anônimo disse...

É Chico, é realmente lamentável a situação de total inércia da categoria de jornalista! Agora alguns adormecidos tentam achar culpados e convocam os comunicólogos a mostrarem a cara, mesmo q pintada de palhaço! A verdade é que a FENAJ e os sindicatos fizeram seu papel, mas gritaram praticamente no deserto. Ninguém tem tempo! Ninguém se dedica à causa, mesmo q do nosso interesse! O torpor é tamanho desses trabahadores que não se sentem operários que nunca ninguém se preocupou em mobilizar politicamente os parlamentares a regularizar a profissão, nem via CF, nem via emenda após a promulgação em 88. Agora é correr atrás do prejuízo, a saída é mobilização e articulação política. É uma briga para anos, décadas, quem sabe, mas vale a pena, vamos lá!