Caros leitores e leitoras.

terça-feira, 30 de junho de 2009

Canal legislativo: TV Câmara e TV Alesp assinam termo para usar multiprogramação

Fonte: - TeleSíntese (29/06/2009)

A TV Câmara e a TV Assembléia de São Paulo vão usar a multiprogramação na cidade de São Paulo, com a transmissão simultânea das programações das duas emissoras pelo canal 61 para 20 milhões de espectadores, em sinal aberto e alta definição. O termo de parceria será assinado nesta quarta-feira, na presidência da Câmara dos Deputados.
A transmissão experimental das duas TVs em multiprogramação na cidade de São Paulo (ou seja, as duas emissoras compartilhando o mesmo transmissor de TV digital) foi iniciada em outubro de 2008. Agora, com a chegada dos transmissores definitivos, com alta potência, a transmissão atingirá toda a capital paulista.
Em fevereiro deste ano, o Ministério das Comunicações editou uma portaria autorizando as TVs públicas - TV Brasil, TV Senado, TV Câmara e TV Justiça - a utilizar o sistema de multiprogramação. Para as TVs comerciais, o uso simultâneo de programações ainda depende de regras. A parceria entre a TV Câmara e TV Alesp busca baixar os custos da operação. A Câmara dos Deputados adquiriu os transmissores, e a Assembleia Legislativa é a responsável pela oferta da torre onde ficarão instalados os transmissores e pelo custeio.
Os testes para definição da cobertura e a qualidade do sinal de cada TV legislativa foram realizados pela equipe do Instituto Mackenzie, em parceria assinada no ano passado. Com a chegada dos transmissores definitivos, o Instituto Mackenzie fará ainda testes da capacidade da multiprogramação.
Teoricamente, a multiprogramação permite a transmissão de até quatro programações simultâneas por um mesmo canal, em sinal aberto e gratuito. Nesta fase final de testes, o Instituto Mackenzie colocará até sete programações num mesmo transmissor, para mensurar a qualidade e o alcance dos sinais com maior compressão.
A proposta da Câmara dos Deputados é que seja formada a Rede Legislativa de TV Digital, com espaço para a inclusão ainda dos sinais da TV Câmara Municipal de São Paulo e do Senado Federal. O modelo de operação que está sendo testado em São Paulo servirá de referência para a expansão da Rede Legislativa em todo o País.
Apenas para a cidade de São Paulo, os valores para a aquisição dos transmissores estavam orçados em R$ 8 milhões. No entanto, durante o processo licitatório, esses valores baixaram para R$ 3.350,00 milhões.Link:

Nenhum comentário: