Caros leitores e leitoras.

domingo, 21 de junho de 2009

Argentina: jornalistas reclamam das condições de trabalho

Do Blog de Notícias JORNALISMO NAS AMERICAS

O Fórum de Jornalismo Argentino (Fopea, por suas siglas em espanhol), ao divulgar os resultados de uma pesquisa feita com seus integrantes, manifestou preocupação com a deterioração das condições de trabalho dos jornalistas do país.
A maioria dos participantes da enquete mencionou que as empresas onde trabalham passam por ajustes econômicos, que incluem demissões, reduções salariais e pagamentos atrasados. Além disso, os jornalistas se queixaram da falta de contratos, da sobrecarga de trabalho, da falta de capacitação, do forte impacto da publicidade oficial no funcionamento dos meios de comunicação e das sombrias expectativas para o futuro.
O mais preocupante, disse o Fopea, é que tudo isso prejudica a qualidade do jornalismo e da ética profissional. “Os jornalistas têm cada vez mais funções a desempenhar e menos tempo para refletir sobre os conteúdos das matérias que fazem. O fluxo do trabalho é tamanho que muitas vezes a checagem das fontes ou das informações fica quase impossível”, relatou um dos jornalistas entrevistados pela enquete.
Veja o relatório e a análise do Fopea aqui (documento Word).

Nenhum comentário: