Caros leitores e leitoras.

sexta-feira, 17 de abril de 2009

Mercado fonográfico retoma fôlego e cresce em 2008

Os dados da Associação Brasileira dos Produtores de Discos (ABPD) apontam que as vendas da indústria de discos, apesar da crise financeira, cresceram 6,5% em relação a 2007. E os campeões de vendagem são as produções religiosas. Confira na nota divulgada pelo M&M On-line*.

Chico Sant'Anna

A indústria fonográfica brasileira ganhou um fôlego maior em 2008. No ano passado, as vendas geradas pela comercialização musical alcançaram o montante de R$ 359 milhões contra o total de R$ 337 milhões angariados em 2007. Os resultados de 2008 são os melhores do último período para a indústria da música, que viveu três anos consecutivos de retração em seus números.
Os valores foram divulgados pela Associação Brasileira dos Produtores de Discos (ABPD) e apontam um crescimento de 6,5% no volume das vendas em relação ao ano passado. A melhora foi propiciada, em partes, pelo crescimento da exploração de novos formatos musicais - sobretudo os digitais - e pela maior participação da internet no cenário musical nacional.
Em relação somente ao mercado de música digital (que engloba internet e telefonia móvel), as vendas cresceram em 79,1% em relação ao ano de 2008. Atualmente, as vendas de músicas digitais representam 12% do total de comercialização fonográfica no País. A maior fatia ainda pertence aos CD's (61% do total do mercado). Em segundo lugar aparece o consumo de música via DVD's (27% de participação).
De acordo com os relatórios da ABPD, as ações de patrocínio e a participação do mercado publicitário no cenário musical - tanto em forma de parcerias como também de licenciamentos - colaboraram para a retomada do crescimento da indústria.
Confira as listas dos cinco CD's e DVD's mais vendidos em 2008:

CD's:
1- "Vida" - Padre Fábio de Mello
2- "Paz Sim, Violência Não" - Padre Marcelo Rossi
3- "Borboletas" - Victor & Leo
4- "Ao Vivo em Uberlândia" - Victor & Leo
5- "Multishow ao Vivo no Maracanã" - Ivete Sangalo

DVD's:

1- "Paz Sim, Violência Não" - Padre Marcelo Rossi
2- "Multishow ao Vivo no Maracanã" - Ivete Sangalo
3- "Multishow ao Vivo - Dois Quartos" - Ana Carolina
4- "Infinito ao Meu Redor" - Marisa Monte
5- "Ao Vivo em Uberlândia" - Victor & Leo

*Com informações da Folha de S.Paulo e do Valor Econômico.

Nenhum comentário: