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quinta-feira, 2 de abril de 2009

Eventos consomem R$ 867 milhões em patrocínio federal

Volume representa verbas de todos os órgãos e entidades do governo federal. Ações culturais respondem por 47,5% do total
Robert Galbraith do M&M-Online

Os órgãos, instituições e entidades do Governo Federal investiram R$ 867,3 milhões em ações de patrocínio ao longo de 2008. As iniciativas culturais, com 47,5% do valor, foram as mais beneficiadas segundo o levantamento da Secretaria de Comunicação Social (Secom) da Presidência da República. Ao todo foram 2.751 projetos, que representaram R$ 412,6 milhões do volume total dos recursos.
Em segundo lugar ficaram as ações ligadas ao esporte, com 498 projetos, que somados são da ordem de R$ 189,2 milhões, ou 21% do total. Segundo a Secom, a predominância do volume maior dos recursos para as áreas de cultura e de esporte justifica-se pela visibilidade que dão aos patrocinadores, mas o levantamento - com base nos exercícios de 2003 a 2008 - aponta também um crescimento nas ações de patrocínio nos segmentos social e ambiental. Reflexo da incorporação, por parte dos investidores, do conceito de responsabilidade social na definição de suas estratégias de marketing.
A terceira área responsável pela aplicação dos recursos foi a classificada na tabela como "diversas", que abrigam iniciativas de entretenimento e relacionamento. Neste caso, foram ações de mais de R$ 119 milhões.

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