Caros leitores e leitoras.

domingo, 12 de abril de 2009

CCJ do Senado: parlamentares não podem ter rádio nem TV

Por: Adriana Vasconcelos O Globo Online 09/04/2009

BRASÍLIA - Numa sessão extraordinária na qual só seriam votados assuntos consensuais, a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) aprovou, terça-feira, parecer do senador Pedro Simon (PMDB-RS) que pode inviabilizar a renovação de concessões de rádios e TV que tenham parlamentares como proprietários. A interpretação de Simon ao artigo 54 da Constituição Federal promete mobilizar boa parte da Casa contra a aprovação da proposta em plenário, já que cerca de 50 deputados e mais de 20 senadores teriam atualmente vínculo direto e oficial com veículos de comunicação.

" Não vou vender minha participação para ser senador. Tenho um terço das ações, mas não sou mais gestor da empresa desde que assumi meu mandato "

A Constituição brasileira já estabelece que "deputados e senadores não poderão, desde a posse, ser proprietários, controladores ou diretores de empresa que goze de favor decorrente de contato com pessoa jurídica de direito público, ou nela exercer função remunerada". Mas o texto de Simon estabelece que não poderão ser renovadas concessões de emissoras de rádio e TV que tenham parlamentares como proprietários.
Irritado com a aprovação do parecer de Simon, em resposta a uma consulta formulada em 2006 pelos senadores Eduardo Suplicy (PT-SP), Tião Viana (PT-AC) e Heloisa Helena (PSOL-AL), o senador Antônio Carlos Magalhães Júnior (DEM-BA) cobrou satisfações nesta quarta do presidente da CCJ, Demóstenes Torres (DEM-GO). Sua intenção é levar o assunto agora para a Comissão de Ciência e Tecnologia, mas, se a decisão da CCJ for referendada pelo Senado, o baiano promete recorrer ao Supremo Tribunal Federal (STF).

- Essa interpretação dada ao texto constitucional é totalmente equivocada. Hoje há uma proibição de que parlamentares com mandato sejam gestores de empresas de comunicação, não proprietários. Sou sócio há mais de 20 anos da TV Bahia (afiliada da Rede Globo) e não vou vender minha participação para ser senador. Tenho um terço das ações, mas não sou mais gestor da empresa desde que assumi meu mandato - argumentou ACM Júnior.

Senadores de vários partidos são donos de emissoras

Entre os colegas citados pelo senador baiano que estariam na mesma situação que ele estão José Sarney (PMDB-MA), Tasso Jereissati (PSDB-CE), Fernando Collor (PTB-AL), José Agripino (DEM-RN), Wellington Salgado (PMDB-MG) e Roberto Cavalcanti (PRB-PB). ACM Júnior reclamava ontem especialmente do fato de Demóstenes Torres ter permitido a votação de um assunto polêmico como este numa sessão esvaziada da CCJ.

“O que aconteceu na CCJ na terça-feira foi um absurdo "
- O que aconteceu na CCJ na terça-feira foi um absurdo - insistiu o senador baiano.
Vice-presidente da CCJ, o senador Wellington Salgado (PMDB-MG) também reclamou:
- Nem eu, que sou vice-presidente da comissão, sabia que esse assunto estava na pauta.
Como proprietário de uma rede de televisão no Triângulo Mineiro, retransmissora do SBT, Wellington Salgado contestou a interpretação feita por Simon ao texto constitucional. Segundo ele, uma consulta já feita ao Supremo assegura que parlamentares só não podem ser gestores em empresas de comunicação.
- Mas posso ser acionista, sim - atestou o senador mineiro, suplente do ministro das Comunicações, Hélio Costa.

Nenhum comentário: