Caros leitores e leitoras.

quarta-feira, 22 de abril de 2009

Bolsas para jornalistas na Espanha e nos Estados Unidos

Espanha

Estão abertas, até o final de junho, as inscrições para a seleção do Programa Balboa para Jovens Jornalistas Iberoamericanos, oferecido pela Fundação Diálogos, da Espanha.
Com duração de 26 semanas, entre os meses de fevereiro e julho de cada ano, o programa tem 200 horas de aulas, divididas em sessões intensivas de um dia por semana, e 896 horas de trabalho em um meio de comunicação, empresa ou instituição pública ou privada de Madri.
A Fundação cobre os custos de passagem e seguro-médico e dá bolsa mensal de mil euros aos participantes. Os candidatos devem ser graduados em Jornalismo, ter menos de 30 anos e um alto nível de espanhol, que deverá ser comprovado por certificado do Instituto Cervantes ou similar. Para a edição 2010, o programa conta com 20 bolsas.

Estados Unidos

Interessados em concorrer a uma das cinco vagas da Bolsa para Jornalistas da América Latina, patrocinada por Washington Post e Woodrow Wilson International Center for Scholars, devem começar a preparar suas propostas.
As inscrições serão abertas em maio, o anúncio dos ganhadores acontecerá em julho e o programa começará em meados de setembro.
A bolsa consiste num estágio de três semanas na redação do Washington Post, durante o qual os repórteres selecionados trabalham em seus respectivos projetos com os apoios de um mentor designado pelo jornal e do Wilson Center, uma instituição dedicada à pesquisa e debate de políticas públicas.
A competição será aberta a jornalistas de todos os países da América Latina.

Fonte: Jornalistas & Cia, edição 689 de 22/4

Nenhum comentário: